Coluna Guitarra: A Importância do Silêncio


Fala galeraa!!  Post novinho escrito pelo sábio Sr. Orango, deixem seus comentários abaixo! 

Nós somos a Orangorock!!  

Coluna Guitarra: A Importância do Silêncio

“O Silêncio é uma das partes mais importantes na música” Como? É isso mesmo, quando criamos um solo ou improvisamos em uma música, é imensurável a importância das pausas e respiros para que o solo soe mais melódico, mais maduro.
Imagine uma pessoa que fica falando o tempo inteiro, que não deixa os outros falarem e emenda uma história em outra ou pior fica repetindo diversas versões da mesma história. Agora imagine isso no universo da guitarra, um solo com milhões de notas, sem pausa, com poucas idéias e variações, repetindo os mesmos “shapes e exercícios”, não falo de notas porque para esse guitarrista esse é o tipo de linguagem, é óbvio que vai soar chato e pouco inspirado. Executar exercícios na velocidade da luz só é legal para quem está tocando, claro que se falarmos de performance ao vivo com o ouvinte assistindo a cena é interessante, agora em um cd ouvindo 10 músicas a mesma coisa fica difícil.
O silêncio é uma parte importante da interpretação e nos ajuda a criar solos com começo, meio e fim, a explorar da melhor maneira as notas e os bends e vibratos, melhora a pegada,etc.
Um bom exemplo de guitarrista que investe no silêncio é Jeff Beck, que conquistou respeito entre todas as classes de guitarristas por privilegiar o bom gosto e a criação de melodias incríveis em seus solos. E desde meados de 1960 é um grande ícone no mundo da guitarra, se mantendo atual através da reciclagem de idéias.
Outros guitarristas interessantes no assunto: Eric Johnson, Larry Carlton, Robben Ford, Joe Satriani, Steve Morse, Steve Vai,  Eric Clapton, Vitor Biglione, entre muitos outros.
O Silêncio pode ser uma arma importante quando falamos de “malandragem”, por exemplo vou tocar numa jam e os caras estão tocando uma música bem complicada com diversas modulações/mudanças de tom e eu não estou acostumado com o tema. O que eu faço?

Alternativa 1 : fico tocando desesperadamente 1 bilhão de notas tendo a esperança de que uma hora vou parar na nota certa, enquanto eles sofrem me ouvindo tocar qualquer coisa.
Alternativa 2 : Vou trabalhando minhas idéias com pausas entre os compassos,  aprendendo a música e escolhendo as melhores escalas e notas para os próximos compassos.

Claro que a segunda opção é a melhor, faça do silêncio um grande amigo.

Além do silêncio é muito importante tocarmos pensando em soluções de frases em diversos lugares da música. No exercício abaixo sobre o básico blues de 12 compassos, sugiro os momentos de tocar e de não tocar solos dentro da base. Muitas variações fazem com que você aprenda a tocar ou parar em diferentes partes da música, praticando esse exercício você vai desenvolver um controle maior sobre o solo e sobre a melodia, além de intuitivamente ensinar seu cérebro a aceitar o silêncio na música. Para estudos futuros, escolha uma música mais complicada e aplique o mesmo conceito.




 Exercício

Sobre um Blues de 12 compassos, tocar improvisando sobre compassos e fazendo pausas de acordo com a tabela abaixo:

Tocando                 Silêncio
3                                                          1              compassos
3                                                          2              compassos
4                                                          2              compassos
5                                                          3              compassos
6                                                          2              compassos

Exemplo: Improvise 3 compassos e faça pausa de 1 compasso, repete

Blues 12 compassos em A,


I     A7        I     A7       I     A7      I     A7     I
I     D7        I       D7     I      A7     I     A7     I            
I     E7        I     D7       I    A7      I     E7       I            

Obs: para improvisar partindo do mais simples utilize pentatônica de Am7, escala de blues Am7,etc.

Comentários

Postagens mais visitadas