Bruno Ladislau: 10 dicas na hora de comprar seu contra-baixo

Nós da Orangorock, temos o prazer e o orgulho de apresentar o contra-baixista Bruno Ladislau como o nosso mais novo parceiro! O Bruno é bacharel em contra-baixo elétrico e licenciado pela faculdade Santa Marcelina. Atuou em várias bandas, entre elas a ACLLA (Que conta com Denison fernandes, Chrystian Dozza, Tato de Luca e Eloy Casagrande) que toca até hoje. Ele nos brindará com artigos bem especiais no nosso OrangoBlog, começando hoje com 10 dicas para comprar o seu contra-baixo.
Site Oficial Bruno Ladislau

Essa é a Orangorock, trazendo os melhores músicos da cena pra perto de você.






Por Bruno Ladislau

10 dicas na hora de comprar o seu contrabaixo.

Olá a todos! É com imenso prazer que começo as minhas colunas no blog da Orangorock. Passarei um pouco da minha visão sobre o contrabaixo pensando em ajuda-los a esclarecer algumas duvidas do mundo dos graves. Então, mãos a obra!
Um dos momentos mais delicados para nós baixistas, profissionais ou amadores, é a hora de comprarmos o nosso instrumento. Devido ao imenso número de informações presentes em revistas, sites e blogs, muitas vezes essas, que deveriam nos auxiliar na hora da compra, acabam nos deixando em duvida, pois em alguns casos os pontos de vista são totalmente contraditórios.
Pensando nisso enumerei 10 pontos que me ajudam na hora de adquirir um novo instrumento para o meu setup:

1- O quanto você pode gastar é um ponto importantíssimo, pois ele te dará dimensão de quais modelos e marcas se encaixam no seu orçamento.

2- A partir do momento que você sabe quais baixos estão dentro da faixa de preço estipulada, faça uma pesquisa de mercado nas principais lojas, para verificar os lugares com as ofertas mais interessantes.

3- Procure saber as especificações dos modelos em mente: madeiras, ferragens, captadores e sistema elétrico. Para não ficarem perdidos, escolham de 3 a 5 fontes de informações confiáveis.

4- Conversar com outros baixistas muitas vezes nos ajuda  afirmar se a nossa escolha esta certa ou não.

5- Teste o instrumento antes de  comprar, pois só dessa maneira teremos certeza se gostamos do timbre e da tocabilidade do contrabaixo.

6- Controle o impulso. Antes de investir em um instrumento só porque ele esta com bom preço, tenha certeza por quanto tempo ele atendera as suas necessidades.


 7- Adquirir um bom instrumento em certos casos vale mais a pena do que ficarmos brincando de Frankestain com baixos de qualidade inferior. Dependendo da situação "envenenar" um instrumento acaba saindo mais caro não alcançando resultado sonoro esperado.

8- Tomem cuidado com os produtos de qualidade duvidosa. Nesses casos saber exactamente o que queremos é a melhor forma de nos prevenir contra esse tipo de situação.

9- Ao pensarmos em comprar um contrabaixo usado devemos ficar atentos com a procedência e as as condições do mesmo em relação ao estado da madeira, ferragens e parte elétrica, pois em certos casos a manutenção pode sair mais caro que o próprio instrumento. Por isso é de suma importância levarmos o mesmo em um Luthier de confiança para nos certificarmos que ele está em perfeitas condições.

10- Acho importante estudamos sobre as principais características das madeiras, captadores, sistemas elétricos e ferragens e saber qual a contribuição de cada elemento para a qualidade do contrabaixo.

Na próxima coluna falarei a respeito de amplificadores e os principais modelos que podemos encontrar no mercado.

Muito obrigado! Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas