Coluna Guitarra: Reciclando Idéias e Estudos

Bom dia galera! Mais uma vez o sr. Orango nos brinda com palavras de sabedoria, explicando o conceito de reciclar as idéias que temos ao longo do tempo, mas acabamos deixando de lado ou esquecendo; e também sobre os estudos que muitas vezes por acharmos que já dominamos determinada técnica, paramos de praticar e, logo, nos esquecemos também.

Aproveitem!



Reciclando Idéias e Estudos

Para nós estudantes de guitarra, é muito importante uma examinada no que temos tocado e no que estamos tocando, A reciclagem vai ajudá-lo a se aprimorar e tocar melhor. Lembrar de idéias que foram esquecidas, de técnicas que você deixou para trás, de estilos que parou de ouvir, e comparar com as coisas que vem fazendo habitualmente, a idéia é evoluir a partir disso:

Som

Dê uma olhada para os seus cds, suas pastas de MP3, dê uma varrida geral procurando músicas ou cds que você não ouviu direito, procurando músicas em estilos diferentes.
Na verdade é uma grande pesquisa por idéias, depois de achar umas 10 idéias diferentes que você não vem trabalhando comece a aprender a música, seja um groove de guitarra em um funk, uma harmonia complicada ou um solo cheio de notas. Defina parâmetros para alcançar, se você tem dificuldade em fazer bases com “time” e “swing” priorize esse tipo  de estudo,  se você tem problema com um determinado estilo como o “country” por exemplo, você pode se dedicar a estudar as técnicas de palhetada e double stops do estilo. A idéia, não é ouvir por ouvir e sim “escutar e estudar”.
Outros itens importantes na hora de escutar, você deve  prestar atenção nos timbres das guitarras, e no “plano”, volume e presença da guitarra na mixagem. Se algum dia for tocar qualquer um dos estilos, essas informações serão vitais para sua performance seja em estúdio ou palco.

Material de estudo

Lembra daquela folha de arpejos que seu professor te deu 2 anos atrás e você mal pegou e encostou? Talvez seja hora de enfrentá-la de novo, se não conseguiu executar os arpejos com palhetada alternada, e só conseguiu tocar com sweep picking, é hora de trabalhar a outra palhetada. Quanto material você não tem embaixo dos dedos? Todos temos muito para aprender, e na hora de fazer o balanço temos a oportunidade de melhorar adquirindo mais informações. Mantenha seu material de estudo organizado, dividindo as informações, e até a  ordem cronológica do que aprendeu. As vezes me surpreendo com coisas que eu tocava 10 anos atrás, aproveito e vou correr atrás de resgatar essas partes. Dê preferência as coisas que não gostava, talvez aí vá encontrar o que está faz falta no presente. Quando era garoto estudava muita técnica e fui deixando um material de harmonia vastíssimo da minha aula para trás, e hoje o que eu mais reciclo e sinto falta é desse material, virou umas busca constante além do meu dia a dia de estudo e manutenção da técnica.

Análise e Teste

Vou sugerir um check list para você saber mais sobre seu desempenho.Você pode classificar as suas notas por item entre bom , regular, péssimo e não aprendi. Dessa maneira você pode usar essa avaliação no futuro para saber como estava tocando nessa data, e também traçar objetivos de estudo buscando uma evolução nos itens que tiver pior desempenho.
Aconselho que pelo menos uma vez por ano, faça uma análise e reciclagem para saber que caminho sua guitarra anda tomando:



Técnica

Ligaduras
Tapping
Palhetada Alternada
Palhetada Alternada com Pizzicato
Sweep Picking
Escalas/Modos
Arpejos
Pentatônicas

Harmonia/Base

Levadas/Grooves
Acordes
Tríades
Tétrades
Campos Harmônicos
Estilos : Rock, Blues, Funk, Country, Metal, MPB, Jazz, etc

Leitura

Cifras
Partitura
Tablatura



Com essa postura de analisar sua técnica, tendo senso crítico e disciplina para evoluir, suas hablidades sempre estarão em dia! 

Grande abraço

Sr. Orango



Nós somos a Orangorock!

Comentários

Postagens mais visitadas