Dicas - Ear Training


Quando dizemos “Ear Training”  estamos falando de treinamento de ouvido. Para ter um ouvido apurado nós músicos temos que trabalhar bastante tempo e desenvolver esta qualidade ao longo dos anos. O treinamento como exercício pode contribuir muito na aceleracão desse processo. Ouvir nao é só reconhecer notas, é perceber divisões ritmicas e ouvir outros instrumentos também. Ter um ouvido “funcionando” nos torna músicos melhores e aptos para enfrentar qualquer situacão, seja estilo, seja tocar sem conhecer o repertório, seja compor e tocar melhor. Vamos ver algumas dicas simples sobre o assunto: 

 Ear Training 1 – Ouvindo outros instrumentos

 A seguir um bom exercício para treinar a capacidade de ouvir os outros.Primeiro escolha uma música a ser trabalhada, nao precisa necessariamente ser do estilo que mais gosta, mas sim por ter varios instrumentos e ser limpa/mais definida. Por exemplo nao comece com um disco de metal, porque contém muitas informacões/notas e alguns instrumentos como o baixo que sao difíceis de ouvir, voce pode usar músicas do estilo no futuro. Escute essa música uma vez por dia pelo menos meia hora.Escolhida a música, com um fone de ouvido e com os olhos fechados, comece a escutar  a bateria em primeiro lugar, se concentre, preste atencão ao bumbo e a caixa que sao mais perceptiveis no comeco. Depois nas proximas audicões preste atencao a rítmica do chimbal e dos pratos, e na sequência imagine o musico executando essas partes. Se concentre ao máximo evitando “ouvir” os outros instrumentos.Depois de dias conhecendo a bateria vamos ao baixo, preste atencão na ritmica, no groove e principalmente nas pausas , e finalmente como esta trabalhando com a bateria. Baixo e batera são instrumentos que normalmente andam juntos. Ao ouvir o teclado/piano, preste atencão a sonoridade dos acordes, regiões(oitavas mais graves ou mais agudas), e divisões. Muitas vezes essas divisões e texturas interferem diretamente na maneira que a guitarra atua na musica. Quando ouvir a guitarra tente colher ideias, sentir como ela se integra a outros instrumentos na banda, nos solos preste atençãqo as pausas e ao feeling da execução. E finalmente o vocal, esse já estamos acostumados a ouvir, porque normalmente está a frente dos outros nas mixagens. Estudando voce pode perceber como a melodia se integra ao restante da música. 

Ear Training 2 - Ouvindo Intervalos

 Ouvir intervalos como terças, quintas e sétimas podem te salvar se não conhecer o repertório e precisar tocar algo rapidamente.Para treinar o ouvido para reconhecer intervalos façaa esse exercício.Com um teclado e duas canetas, mantenha seus olhos fechados, e use as duas canetas para tocar duas teclas do teclado em qualquer posicão. Tente adivinhar qual o intervalo entre as notas, depois abra os olhos e confira se acertou. Se nao tiver um teclado ou piano em casa, pode fazer o exercicio na guitarra, baixo ou violão. Tente fugir de notas que voce conhece no braco para nao associar o “gráfico/desenho” as notas, esse é um treinamento básico de ouvido.No futuro pode trabalhar com uma terceira nota, e após com uma quarta nota. 

Ear Training 3 – Divisão Rítmica/Mapa/Composição

 Escutando uma música tente entender as divisões rítmicas de cada instrumento, após reproduza essas divisões com as mãos, “batucando mesmo” os grooves e divisões. Preste atenção a densidade rítmica de cada parte da música, mais notas ou menos notas.Outro exercício, escute a música e aprenda as partes. Escreva e faça a divisão do mapa da música. Por exemplo, essa música começaa com uma introdução de 8 compassos, a melodia comeca na parte “A” que tem 16 compassos, depois vem uma ponte de 4 compassos e o refrão (parte B) com 16 compassos, etc…Essas referências de mapas podem contribuir para composicões futuras ou ate como referência se estiver fazendo jams ou tocando em trabalhos diferentes.Preste atencão as dinâmicas e como a música cresce ou diminui, em andamentos rapidos e lentos, etc. 

O trabalho de Ear Training é um trabalho longo que deve ser feito com paciência e com vários outros exercícios além dos descritos nessa coluna. Espero que estudem bastante e curtam o desenvolvimento desse nosso melhor amigo, o ouvido.

 Um abraço e muita música!

 Sr Orango

Comentários

Postagens mais visitadas