Coluna Contra-Baixo - Escolhendo o Amplificador ideal, por Bruno Ladislau
Fala galera! Aqui vai a segunda coluna do nosso parceiro Bruno Ladislau! Esperamos que gostem!
Nós somos a Orangorock!
Nós somos a Orangorock!
Fala pessoal! Tudo bem?
Na coluna passada mencionei algumas dicas que
podem nos ajudar na hora de comprar o nosso contrabaixo. É importante deixar
claro que esse pensamento é valido independente do equipamento musical.
Esse mês falarei a respeito dos principais
tipos de amplificadores, caixas acústicas e falantes disponíveis no mercado
nacional e as principais característica de cada um deles. Então vamos lá!
Tipos de configuração.
Combo: nesses
o pré- amplificador e a caixa ficam juntos. Podemos encontrar modelos de 30 até
200 Watts de potência ideais para estudo, ensaios e pequenas apresentações. Com
relação aos parâmetros de equalização normalmente os combos possuem
equalizadores Shelvin de Grave (Low), Médio (Mid) e Agudo (Treble). Alguns
possuem controles de Médio Grave (Low Mid) e Médio Agudo (Hight Mid).
Cabeça e caixa: nesses modelos o pré-amplificador e as caixas acústicas são
vendidos separadamente. Normalmente esse set
up é utilizado em apresentações de médio e grande porte. Esses modelos
possuem várias opções de equalização: além dos citados anteriormente, podemos
encontrar equalizadores paramétricos para as frequências médias, equalizadores gráficos
além de alguns possuírem efeitos como drive, compressor e limiter.
Tipos de Amplificadores
Valvulados: possuem
uma sonoridade mais encorpada e mais "quente". Esse "calor"
é resultante da passagem do sinal elétrico pelas válvulas que acabam
acrescentando harmônicos pares. É importante saber que as válvulas possuem
características timbristicas particulares. Podemos encontrar algumas que
realçam as frequências graves, médias e agudas. Esses tipos de prés são muito
sensíveis a quedas e movimentos bruscos, principalmente quando estão funcionando,
já que o aquecimento das válvulas e do próprio sistema deixa o mesmo muito
vulnerável a qualquer dano.
Transistorizados: nesses modelos de amplificadores, o sinal elétrico passa apenas
por transistores. As principais características desse sistema são o baixo
consumo de energia, maior robustez e baixo custo de manutenção. Outra
característica dos sistemas transistorizados é o baixo nível de ruído, que
normalmente atormenta a vida do instrumentista, principalmente em ambientes não
controlados, como bares e casas de show.
Sistemas Híbridos: nesses sistemas as válvulas
são simuladas em processos digitais, ou até mesmo são incluídas num circuito de
pré-transistorizado. Assim, depois de amplificado pelos integrados, o sinal
passa por uma ou mais válvulas na esperança de se obter um som melhor. Na
maioria dos casos esse processo não é bem sucedido, sendo encontrado em
equipamentos profissionais obscuros ou prés semi profissionais.
Configuração de Caixas Acústicas
2x10’: Esse tipo de configuração normalmente
funciona bem em ambientes pequenos. Por possuir apenas 2 falantes de 10’ em
situações com muita pressão sentiremos falta das frequências graves e médias
graves.
4x10’: Essas caixas acústicas possuem muita
definição nas frequências médias graves e agudas com bom volume sonoro.
Dependendo da dimensão do lugar que estamos tocando podemos sentir falta das
baixas frequências. Esse tipo de caixa trabalha muito bem aliada a uma caixa de
1x 15’.
1x15’: Diferentemente do modelo citado acima, o
falante de 15 polegadas
possui uma boa resposta nas frequências graves. Se usada sozinha provavelmente
sentiremos falta das frequências médias e agudas.
8x10’: É sem sombras de duvidas a configuração
mais equilibrada. A presença de 8 falantes de 10 polegadas define
muito bem as frequências médias com altas frequências controladas e muito
equilíbrio e definição na região dos graves.
Tipos de Falantes
Falantes de Alumínio: possui um brilho muito
presente, o que dependendo da equalização feita pelo instrumentista pode deixar
o som mais metálico.
Falantes de papelão: a sonoridade desse tipo de
falante é mais aveludada e opaca. Dependendo da equalização podemos atingir um
timbre muito próximo dos contrabaixos acústicos.
Falantes Híbridos: esses modelos são confeccionados
usando os 2 materiais, buscando unir o som aveludado do papelão com a definição
dos falantes alumínio. Normalmente a parte de fora do cone é feita com papelão
e a parte interna com alumínio.
Na próxima coluna falarei a respeito de como a
escolha das cordas e dos cabos podem influenciar a sonoridade do nosso
instrumento.
Abraço a todos!
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