Dicas: Palhetas influenciam no som?

Bom galera, com certeza as palhetas influenciam diretamente no som. Desde o material a espessura elas podem deixar o seu som mais grave ou mais agudo, com ataque ou com pouco ataque, ajudar na técnica ou complicá-la definitivamente.

Espessuras

De maneira geral podemos dizer que palhetas mais finas tem um som mais brilhante e que palhetas mais grossas tem o som mais grave(abafado). Por essas razões palhetas mais finas (thin 0.55mm)são muito usadas para se tocar violões de aço enquanto palhetas médium são muito usadas para blues e funk e palhetas acima de 2 mm pela galera do Jazz.

Claro, sempre pode existir alguma exceção, a Dunlop Jazz 3 por exemplo é uma palheta grossas mas com som bem parecido com o de uma palheta intermediaria 1 mm. Essa palheta é usada pelo mestre Eric Johnson.

A espessura também influencia na técnica:

Palhetas mais duras são consequentemente mais firmes e dependendo do seu formato favorecem a palhetada mais rápida tanto para solos como para bases, é impossível fazer palhetadas ritmadas no metal com uma palheta "Thin", ao mesmo tempo que tocar violão com uma palheta de 2 mm irá deixá-lo com o timbre abafado além de limitar qualquer divisão suingada que queira fazer com a mão da palheta.


Material

Existem várias nomenclaturas e materiais diferentes palhetas de plástico, pedra, alumínio, metal, madeira,etc. Todos esses materiais são muito característicos.

Palhetas de madeira - Som mais abafado e encorpado
Palheta de metal - Som estridente
Palheta de pedra - Agudo e ao mesmo tempo encorpado.
Palheta de madeira
Palheta de plástico - são as mais comuns irá depender do material e espessura: Delrin, Nylon, Celulóide, Acrílico, etc.
Palhetas de Nylon

Palheta de Alumínio




Formatos:

Dependendo da maneira como você toca, coma palheta paralela a corda ou transversal, o formato pode influenciar em muito o seu som,

Para quem toca com a palheta inclinada/transversal palhetas com ângulos mais agudos nas pontas proporcionam maior velocidade e ataque, enquanto ângulos menos agudo um som mais gordo e encorpado.
Michael Landau um dos maiores guitarristas de estúdio de todos os tempos costuma tocar com a parte traseira da palheta não com a ponta e vária os ângulos de ataque da palheta nas cordas para obter o som mais gordo possível.



Como puderam ler acima o texto traz apenas algumas dicas para despertar a curiosidade de vocês sobre o som das palhetas e incentivar a pesquisa pelo som próprio. Cada guitarrista tem uma maneira de tocar diferente e o estilo também por isso não há regras. Experimente!

Jam Kat

Falando de um produto diferente quando tiver um tempo descubra o Jam Kat é um suporte que permite que você use a palheta e possa soltá-la para tocar somente com os dedos, veja o vídeo:









Exclusividade OrangoRock
http://www.orangorock.com/produto/2426669/Jam-Kat---Suporte-palheta-Para-tecnica-Fingerstyle


Um abraço e muita música!

Sr Orango

Comentários

Postagens mais visitadas