Guitarra Gibson SGJ Teste e Review por Sr Orango

Olá galera!!

Essa é a primeira vez que resolvo mostrar a "cara". Espero que curtam esse teste e assistam o vídeo teste da guitarra Gibson SGJ aqui na página.
Agora irei postar novidades e fazer macaquices com mais frequência, muitos testes virão.

Um abraço e muita música!

Sr Orango




Gibson SGJ Review por Sr Orango


A Gibson SGJ foi lançada na feira NAMM em Los Angeles em Janeiro de 2013, faz parte de uma linha de acesso que vem sendo trabalhada desde o ano passado com preços mais acessíveis para quem sempre sonhou em ter uma Gibson Made in USA e não tinha dinheiro para comprar uma.
Quando projetaram a SGJ pensaram em fazer um modelo que trouxesse características do modelo vintage mas que fosse moderna ao mesmo tempo e é o que iremos discutir aqui.

Visual e acabamento

Os detalhes que se percebe no primeiro contato em comparação com o modelo standard é o fato de não ter frisos no braço e a pintura por ser o que chama de "worn" ou "satin" que é como se fosse encerada, não há verniz. Isso deixou a guitarra mais "rústica" mas ao mesmo tempo valorizou o visual dos veios da madeira.
Essa guitarra está disponível em quatro cores: Rubbed White Trans, Chocolate Satin, Vintage Sunburst Satin, e Cherry Satin


Falando do acabamento, é impressionante como é bem feito. A construção e detalhes como marcações, pintura, colocação dos trastes são perfeitos. Um detalhe importante a comentar sobre a Rubbed White, no corpo a pintura é quase "transparente" sendo que no braço o branco não acompanha esse acabamento e está com tonalidade mais forte não aparecendo os veios há uma pequena diferença de tonalidade entre corpo e braço.
Nas outras cores não há essa diferença de tonalidade.
Aqui o nome da Gibson aparece em dourado diferentemente do normal em madre-pérola.
Captadores com capa preta, tarraxas com knobs (ponta) pretos e acabamento worn deixaram a SGJ muito moderna e estilosa.

Construção

A construção da SGJ é um pouco diferente com relação as madeiras usadas normalmente na SG Standard.
Aqui temos o braço feito em Maple, normalmente o braço das SGs são feitos de Mahogany(Mogno) que é a mesma madeira do corpo.
O que influencia isso?
Há uma diferença de timbre um pouco menos profunda mas muito sútil.
Falando sobre o Maple para braço, é a madeira mais usada no geral em braços de guitarras de todos os níveis até as top de linha da Fender, Ibanez, etc. Então não há o que temer quando pensamos em resistência.
Outro detalhe importante de ressaltar no braço são os 24 trastes possibilitando uso de qualquer tipo de técnica moderna deixando essa guitarra muito versátil.
O formato do braço é o que a Gibson define como '50s, é bem confortável.
A colagem de braço e corpo seguem o padrão Gibson e é feita de maneira precisa.
Falando do corpo é de Mahogany, traz um timbre rico, profundo e mantém a tradição de sonoridade do modelo Gibson SG.
Suas tarraxas seguem o estilo vintage mas com a característica interessante e que também ajuda no visual com as pontas(knobs) na cor preto. No teste que realizei segurou muito bem a afinação é uma guitarra que passa confiança nesse sentido.


Também verifiquei a afinação ao longo do braço para execução de acordes de todos os tipos e tudo estava ótimo coma regulagem padrão de fábrica.

Eletrônica

A SGJ vem com os captadores Gibson 490R e 498T que são captadores equilibrados e que podem facilmente atender vários estilos. Os captadores aqui estão com uma capa preta para compor um visual moderno como citei anteriormente.
No vídeo postado abaixo usei a guitarra para sons limpos, pesados e vintage(blues) e ela se saiu muito bem.
Ela vem com chave de três posições padrão SG e também com controles de volume e tonalidade individuais para cada captador.

Teste

Assistam o vídeo e tenham contato com uso da Gibson SGJ em vários estilos.





Versões

Na OrangoRock você encontrará versões com case ou com bag Gibson( mais barata) nas quatro cores disponíveis. Aproveitem e conheçam mais detalhes no nosso site:

http://www.orangorock.com.br/category.php?id_category=93

Análise final

A Gibson SGJ mantém o respeito e tradição de fazer ótimos instrumentos conquistada pela marca Gibson. Sendo uma guitarra com timbre real de SG, e que mesmo tendo acabamento mais simples entrega qualidade de construção e componentes que resultam em um instrumento de excelente custo-benefício. Com certeza irá deixar o dono muito feliz.

Avaliação do Sr Orango









Comentários

Postagens mais visitadas